O que é a alergia ?

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico, mas não significa condenação a uma vida ruim. Com algumas preucações, seguindo as orietações do seu médico e adotando hábitos saudáveis, é possível levar uma vida plena e satisfatória

Alergia requer mais cuidados no inverno

   No inverno, as pessoas alérgicas são mais acometidas por crises de alergia, aumentando o incômodo com a doença. Algumas podem até confundir os sintomas da alergia com gripe ou resfriado.

Devemos lembrar que a alergia não é uma doença exclusiva do inverno e que ela deve ser tratada de forma preventiva, com medicação específica e acompanhamento regular.

É importante saber que em caso de crise alérgica, somente um médico pode orientar o paciente com segurança sobre os cuidados e as medicações necessárias.

Conjuntivite alérgica: É a que

apresenta-se com quadro de prurido ocular, edema de conjuntiva e de pálpebra, vermelhidão e lacrimejamento, muitas vezes, acompanhado por sinais nasais de rinite.

As doenças alérgicas mais comuns são as seguintes:

Rinite: Se caracteriza por espirros, coriza hialina, coceira intensa e 

obstruções nasais. Cerca de 20% dos escolares brasileiros apresentam quadro de rinite alérgica.

Dermatites: São as alergias da pele, que podem se desencadear por diversos motivos, inclusive, ambientais e climáticos; muitas se iniciam no primeiro ano de vida.

Asma

O Que é Asma ?

A asma é uma doença crônica, mas não significa que a vida será ruim. Com os cuidados necessários, orientados pelo seu médico, é possível levar uma vida plena e feliz.

     A asma é conhecida também como bronquite asmática e asma brônquica, e pode ocasionar falta de ar e dificuldade para respirar devido à inflamação das vias aéreas, essa inflamação provoca episódios de broncoespasmo, que se manifestam por meio de sintomas de sibilância (chiado de peito), tosse ou dificuldade para respirar.

    Esses sintomas podem ser revertidos com um tratamento específico. É importante diferenciar a crise de asma da doença em si. Tratando a causa, não teremos a crise! E o tratamento da asma está disponível.

Mas o que causa a asma?

     Estudos mostram que a asma pode ser causada por uma predisposição genética ou pode ser desenvolvida em algum momento da vida, embora se considere que pode ser desenvolvida a partir de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

A asma pode ser desencadeada por vários motivos, como infecções virais, mofo, fumaça de cigarro, poeira doméstica, caspa de cães e gatos, mudança de clima, obesidade e estado emocional.

Cuidados com a casa:
  • Evitar tapetes, carpetes e cortinas no quarto de dormir. Dar preferência a pisos laváveis e cortinas do tipo persianas ou de material que possa ser limpo com pano úmido.

  • Camas e berços não devem ser colocados justapostos à parede.

  • Combater mofo e umidade, principalmente no quarto de dormir.

  • Evitar bichos de pelúcia, almofadas, caixas de papelão e estantes de livros no quarto.

  • Evitar vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns. Passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais, pelo menos, 2x por semana.​

  • Afastar o paciente alérgico do ambiente enquanto se faz a limpeza.

  • Evitar banhos extremamente quentes. A temperatura ideal da água é a temperatura corporal.

  • Evitar animais de pelo e pena, especialmente no quarto e na cama do paciente.

  • Evitar desinfetantes e produtos de limpeza com odor forte.

  • Evitar inseticidas em spray nem do tipo espiral, mas exterminar baratas e roedores pode ser necessário.

  • Não fumar e nem deixar que fumem dentro de casa e do automóvel.

  • As roupas de cama e cobertores devem ser lavadas e secadas ao sol ou em ar quente antes do uso, trocar lençóis a cada 4 dias.

  • Dar preferência à vida ao ar livre. Esportes podem e devem ser praticados

Rua João C. Câmara, 1669

Dourados - MS

elkemascarenhas@uol.com.br

FONE (67) 3421-9412